A Nossa História
Em 10 de Agosto de 1862 é fundado o “Asylo de Mendicidade D. Pedro V”, como homenagem ao “Rei bondoso”. Provisoriamente instalado nos granéis da Santa Casa da Misericórdia, debaixo das enfermarias do Hospital, mudou as suas instalações para o antigo Convento da Luz a 28 de Setembro de 1865, atual edifício.
O “Asylo de Mendicidade D. Pedro V” sofreu profundas alterações ao longo dos anos. Em 1981 alterou o seu nome para Lar D. Pedro V. Esta mudança teve como objetivo retirar-se o carácter depreciativo da expressão asilo e, adotar uma imagem adequada aos nossos tempos, sem abdicar dos princípios do fundador, ou seja, acudir e minorar as necessidades das pessoas mais idosas, assentes nos valores da humanização dos serviços, integridade, profissionalismo e confiança.
Como Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e seguindo sempre uma filosofia de atuação de justiça entre os indivíduos, o Lar D. Pedro V, tirando proveito da experiência acumulada ao longo dos anos, tem sabido adaptar-se a uma nova realidade social, criando estruturas de apoio que possam dar uma resposta cabal às necessidades diárias das pessoas mais idosas.
Para além da sua estrutura principal, o internamento de Idosos, abrange ainda as seguintes Valências:
. Serviço de Apoio Domiciliário
. Unidade de Cuidados Continuados
. Residências Assistidas
. Centro de Dia
. Clube de Saúde Lar D. Pedro V (que inclui:)
. Fisioterapia
. Ginásio (Best Of Health Club)
. Consultórios e Serviços
. Rendimento Social de Inserção (RSI)
As estruturas criadas ao longo dos anos vieram colmatar uma lacuna existente neste concelho, a nível de apoio a idosos e também em relação às necessidades sentidas pela comunidade em geral confirmando-se assim a vocação da Instituição, expressa na sua missão. |